segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lista de casamento: Moka, a cafeteira italiana!

Olá meninas!

Segue mais uma dica para vocês no momento de fazer a famosa listinha! :)

Sabemos bem que as Cafeteiras de Café Expresso do "nosso querido" Clooney (what else?), estão fazendo a cabeça de todos nós (incluo os meninos, principalmente, nesse quesito!), e antecipo que no próximo post falaremos muuuito sobre elas.

Mas no post de hoje falaremos do café de todos os dias, aquele cafezinho que não pode faltar durante a manhã para acompanhar o nosso pão de cada dia! Pois então, esqueçamos os filtros de papel ou tecido e porque não as garrafas térmicas tão tradicionais nas nossas mesas...
A cafeteira italiana, mais conhecida como MOKA, substitui esses itens com extrema propriedade. Ela é encontrada em aproximadamente 90% das casas italianas, e já é bastante conhecida no Brasil. 

Vocês a conhecem?
Olha ela aí!



A Moka não vence nenhum concurso de beleza, mas a praticidade com que faz um café, compensa qualquer outro defeito que possa ter. Hoje estou acostumada a ela, mas confesso que no início, logo que cheguei aqui na Itália, achava uma mega revolução. 

Esse acima é o modelo original da Moka, octogonal, criada no ano de 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti. A marca Bialetti é a mais famosa e conhecida do mercado, mas muitas outras boas marcas também produzem tal cafeteira.

Seguem fotos e uma breve explicação do funcionamento.



Para fazer um o café utilizando a Moka, basta seguir os seguintes passos:


A) colocar água, de preferência filtrada ou mineral na parte inferior, caldeira, até a altura da válvula de segurança, sempre fria. A parte inferior funciona como uma panela de pressão;
B) coloca-se o filtro, em forma de funil, onde vai o café;
C) a parte superior, coletor, com uma tampa móvel, é presa à parte inferior por uma rosca e vedada por um anel de borracha. Nessa parte há um tubo por onde o café passa, devido a pressão da água.

Olha o café subindo aí!




No final é só jogar o pó já utilizado fora e a Moka estará pronta para o uso novamente.

Justamente pela praticidade em se fazer um café o uso da garrafa térmica é dispensável, com a Moka, em menos de 5 minutos um cafezinho fresquinho pode ser servido.
Os tamanhos são vários: 1, 3, 6, 10, 12 xícaras. Vale lembrar que a xícara de referência é a de café e não a de chá.

Querem modelinhos mais modernos e bonitinhos?
Olhem eles aí! 







Sem falar que tem o modelo elétrico. A diferença em relação às demais é que ela mantem o café quente enquanto está ligada e não vai ao fogo. O restante do funcionamento é o mesmo.


Os modelos tradicionais são facilmente encontrados no mercado. 

E aí meninas, gostaram?
É ou não é um item para uma Lista de casamento?

Beijos carinhosos e um ótimo início de semana.
Marla











Curta nossa Fan Page: htps://www.facebook.com/coisinhasdenoiva.fanpage
Siga-nos no Instagram: @coisinhasdenoiva

Para você que está acessando o nosso Blog pela primeira vez: nossas postagens são diárias! Temos as nossas colunas fixas. Às quartas-feiras: Decoração e às sextas-feiras: Maquiagem e afins. Duas vezes por mês temos dicas sobre nutrição. Nos outros dias os temas são diversos, sempre ligados ao mundo casamentício. 
Temos também os nossos produtos no menu superior do site com muitas coisas legais e criativas para o seu evento. Dá uma olhadinha, você vai gostar!!


Um comentário:

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo