quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dica de nutrição: Chá Verde

Olá meninas!

O chá verde é proveniente da planta Camellia Sinensis. É considerado um alimento funcional, pois, além das qualidades nutricionais, contêm componentes ativos que ajudam na diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), podendo influenciar na qualidade e expectativa de vida das pessoas além de contribuir com o emagrecimento. 

Que ótima notícia hein?!!!



Os principais componentes ativos do chá verde são a cafeína e os flavonóides que lhe conferem inúmeras propriedades terapêuticas.

Os flavonóides, constituem o mais importante grupo de compostos polifenólicos e podem auxiliar na prevenção de DCNT , quando ingeridos de forma regular através da dieta.
A cafeína é um estimulante e possui ação termogênica, acelerando o metabolismo contribuindo para o emagrecimento. Lembrando que o chá verde emagrece com mais eficácia quando usado em conjunto com um programa de exercício físico e alimentação saudável!!!

Importante!
O chá verde possui baixíssimo teor calórico sendo isento de gorduras e açúcares.

Existem muitas pretensões, quanto aos benefícios do chá verde para a saúde. Estudos recentes produziram resultados que afastaram muitos mitos, mas também confirmaram alguns benefícios importantes para a saúde, em relação ao seu consumo regular.

Propriedades do chá verde:
- Propriedade antioxidante;
- Ação anti-inflamatória;
- Efeitos antiaterogênicos;
- Ação hipoglicemiante;
- Potencial anticarcinogênico;
- Ação termogênica.



Novos estudos ainda indicam:
- Ação protetora de uso tópico contra alguns tipos de radiação - previne o fotoenvelhecimento.

Curiosidade ...
O chá verde é, depois da água, a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Durante séculos, o chá tem sido considerado pelos orientais como uma bebida saudável, sendo utilizado na China há aproximadamente 3.000 anos, sendo este país o seu principal produtor. O chá verde é amplamente cultivada no sul da Ásia, incluindo China, Índia, Japão, Tailândia, Sri Lanka e Indonésia.

Atenção!!
  • Uma xícara de chá verde ajuda a despertar a mente no período da manhã ou até mesmo após um longo período sem dormir, então se você tem problemas de insônia evite consumi-lo a noite.
  • Uma opção no mercado para quem não gosta de consumir chás, mas quer garantir os benefícios dele é consumir cápsulas de chá verde, no entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade, pois as cápsulas podem conter substância ativas em excesso o que poderá causar sobrecarga hepática, inibir a absorção de ferro, diarreia, vômito, mal estar, insônia, irritabilidade. 

Procure sempre uma orientação antes de iniciar o consumo.
Aproveite!

Para dúvidas e sugestões deixem um recadinho nesse post.

Beijos e até a próxima,
Amanda Cardoso


Nutricionista, CRN 54852.
Graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Pós Graduanda em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Coordenadora de Setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos da Naturelife Indústria de Alimentos.




Para você que está acessando o nosso Blog pela primeira vez: nossas postagens são diárias! Às quartas-feiras falamos sobre Decoração. Duas vezes por mês temos dicas sobre nutrição e uma vez por mês dicas sobre destinos de Lua de mel. Nos outros dias os temas são diversos, sempre ligados ao mundo casamentício. 
Temos também os nossos produtos no menu superior do site com muitas coisas legais e criativas para o seu evento. Dá uma olhadinha, você vai gostar!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo