quinta-feira, 11 de julho de 2013

Alimente essa ideia!! Em forma no grande dia!

Olá Meninas!

Novidade boa demais: a partir de hoje teremos mais uma coluna aqui no Blog!! 

A nossa querida Amanda Cardoso, nutricionista, estará conosco duas vezes por mês dando dicas para ficarmos em forma no grande dia!! E não só nele! Afinal estar em forma e gozando de saúde é importante o ano inteiro! Isso é ou não é uma notícia boa? 

Amanda, muuuito bem vinda à Família Coisinhas de Noiva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para as mulheres o casamento é um momento único! E por isso precisam se cuidar para enfrentar a maratona dos preparativos e estar linda no dia do SIM

Para auxiliar você a entrar em seu vestido de noiva e ficar ainda mais linda em seu casamento, vou dar algumas dicas de alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade, aumentam a saciedade, possuem ação termogênica, ação anti-inflamatória e antioxidante, tudo para você ficar bem no seu dia! 

Hoje vamos começar falando de um mix de frutas secas: as oleaginosas e as desidratadas, que além de ser uma ótima opção para o lanchinho da tarde saudável é um excelente truque para driblar a vontade de comer doces sem fugir da dieta!


Essas frutas ajudam na modulação do sistema imune, protegem o coração e são ricas em nutrientes importantes para o bom humor, para a disposição e para relaxar. 

Oleaginosas: são frutas ricas em vitaminas e minerais, fonte de gorduras insaturadas e polinsaturadas, que têm ação antioxidante, diminuem o colesterol ruim (LDL), aumentam o colesterol bom (HDL), evitando assim a formação de placas de gordura no sangue.
  • Castanha do Pará
É rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, possui ação antiinflamatória além de ser importante no combate a ansiedade.
  • Castanha de caju
Fonte de zinco e vitamina E importantes antioxidantes, proteínas,e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). 
  • Amêndoa
Têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Atua no sistema nervoso acalmando e diminuindo a tensão muscular, reduz inflamação e sinais de dor.
  • Avelã
Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. 
  • Nozes
É rico em vitamina E e zinco que possuem ação antioxidante, magnésio, vitaminas do complexo B que dão mais disposição e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. 


Desidratadas: são fontes de antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais. 
  • Damasco desidratado
Rico em fibras, que melhora o funcionamento do intestino, betacaroteno, que tem ação antioxidante, e potássio que auxilia o controle da hipertensão.
  • Ameixa seca
Possui efeito laxativo, auxiliando na melhora o funcionamento do intestino. Também é rica em ferro, aliado no combate à anemia, boro e vitamina K, que auxiliam na formação óssea.
  •  Uva passa
Possui alta concentração de fibras que beneficiam o funcionamento do intestino, rica em boro, atuando na prevenção da osteoporose, é fonte de oligossacarídeos de ação probiótica, importante para a prevenção do câncer de cólon. O alimento ainda possui magnésio, nutriente importante para o bom funcionamento do fígado.

Para potencializar o efeito das fruas secas recomenda-se variar e não consumir apenas uma única fonte, elas ainda podem ser incorporadas na preparação de biscoitos, bolos e vitaminas.


Com todos esses benefícios, vale a pena incluir as frutas oleaginosas e as desidratadas em sua alimentação. Mas cuidado com a quantidade, se consumidas em excesso podem favorecer o aumento do peso.

Anote a receitinha. É só misturar todos os ingredientes e aproveitar!
04 damascos secos
05 uvas passas
02 ameixas secas
05 amêndoas
02 castanhas de caju
01 castanhas do para
01 nozes

Atenção!!! Diabéticos devem evitar o consumo excessivo das frutas desidratadas, pois por perderem água elas acabam ficando com a concentração alta de frutose. 

Estarei 2 vezes por mês aqui falando com vocês sobre alimentação, dando dicas e sugestões para ficar em cima no seu grande dia!

Beijos e até a próxima!
Amanda Cardoso


Nutricionista, Graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Pós Graduanda em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Coordenadora de Setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos da Naturelife Indústria de Alimentos.





Para você que está acessando o nosso Blog pela primeira vez: nossas postagens são diárias! Temos as nossas colunas fixas. Às quartas-feiras: Decoração e às sextas-feiras: Maquiagem e afins. Duas vezes por mês temos dicas sobre nutrição. Nos outros dias os temas são diversos, sempre ligados ao mundo casamentício. 
Temos também os nossos produtos no menu superior do site com muitas coisas legais e criativas para o seu evento. Dá uma olhadinha, você vai gostar!!

2 comentários:

  1. Apesar de não ser noiva, fazendo 30 anos de casada, vou aproveitar as dicas da querida sobrinha Amandinha para manter a forma e saúde. As queridas sobrinhas do coisinhas de noiva, marla Gabriela e Carolina bjs e muito sucesso. Amo vocês!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tia!
      Também amamos você!
      Marla, Gabi e Carol.

      Excluir

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo