Painéis para Sala - TV

Talvez você já tenha se perguntado porque tantos projetos de sala com televisão possuem painéis. A resposta é simples. Além de decorativo, o painel esconde a fiação que conecta a TV com outros equipamento eletrônicos e cria um ponto de interesse (ponto focal) dentro do ambiente.  

 








Existem inúmeros materiais e configurações possíveis para os painéis. Além do MDF, que é o material mais comum, podem ser feitos em gesso, em vidro, espelho, madeira de demolição, tijolinho e outros materiais especiais, como mármore, por exemplo.

  











Algumas pessoas não gostam do espaço da televisão dentro do ambiente de estar e não tem escolha pela restrição de espaço dentro da casa. Outras simplesmente não querem chamar atenção para a TV, e preferem que ela apareça como um elemento secundário. Alguns artifícios podem ser utilizados quando a ideia é fazer com que a televisão passe um pouco mais "despercebida". 


O painel em espelho e o fundo com cor uniforme (imagem abaixo) tiram o foco da televisão dentro do espaço de estar. 




Utilizar outros quadros para compor com a televisão também tiram a atenção do equipamento, porém podem criar um ambiente um pouco carregado. Para criar ambientes mais leves e não destacar tanto a televisão, opte por apoiar o equipamento no rack. Essa forma de uso libera as paredes atrás e permite o uso de quadros, papéis de parede ou materiais que valorizam o ambiente, mas não necessariamente destacam a TV.





Conceitualmente, o painel não é apenas um elemento criado para sobrepor à parede. Também consideramos painel a parede que utiliza cores ou elementos de destaque, de forma que o resultado final caracterize uma espécie de  "enquadramento".




Na hora de escolher qual dessas opções combina mais com a sua casa, observe alguns detalhes como o tamanho da TV e distância até o sofá. Os espaços, cada vez menores, podem causar problemas de vista quando a televisão é muito grande e a distância até o observador é pequena. Essa informação normalmente está presente nos manuais dos televisores, portanto, antes de sair comprando o maior e mais moderno equipamento do mercado, verifique se o seu espaço permite um aparelho naquelas dimensões.





A altura do eixo (ponto médio da TV) até o piso é normalmente de 1,50 m do piso. Ou seja, na hora de instalar, o meio da TV deve estar a essa altura do piso1,50 m a partir do piso. No entanto, quando as distâncias entre TV e sofá forem muito pequenas, essa medida cai para 1,20 m, aproximadamente.  




Se você não vai usar os tradicionais painéis mas quer fixar a TV na parede e esconder a fiação, uma boa dica é chamar um pedreiro e embutir conduítes de 2 polegadas na parede que façam o caminho dos fios da TV até os equipamentos eletrônicos (atrás do rack). 


 

Meninas, este é um blog de casamento, mas quem casa quer casa, não é mesmo? Então se você está de mudança e quer dicas ou tem dúvidas de como decorar a sua nova casa, envie um email para mim: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.

Até semana que vem.
Beijos.
Gi

É sua primeira vez por aqui? Então vou me apresentar: meu nome é Giovanna Gregoratto, sou arquiteta e publicitária e trabalho com projetos residenciais, comerciais e com consultorias em arquitetura de interiores. Toda quarta-feira escrevo sobre decoração no blog Coisinhas de Noiva, trazendo ideias e dicas super legais para você utilizar em casa.  
Para encontrar as postagens é fácil, basta digitar decoração na busca do blog. Quer saber um pouco mais sobre o meu trabalho? Escreva para mim: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.




Comentários

  1. Parabéns pelo post de qualidade, adorei.
    Gostaria de compartilhar um artigo auxiliando na escolha do painel para sala, tamanho, cor e acabamento:

    http://www.casabelainteriores.com/2013/07/painel-para-sala-de-tv.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente, os painéis dominaram as salas, hoje racks ficaram pra trás, porém ainda tem os Homes, que na minha opinião são muito bonitos.
    É só acessar e conferir
    www.lojasrpm.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas de decoração dar para ter bastante ideia, mas queira saber se tem algum destes produtos que vi em um site especialista em venda de móveis indicado por um amigo meu, que daria para fazer uma decoração parecida com alguma das sua dicas, segue os modelos:
    http://tudodemoveis.com.br/moveis-para-sala-de-estar/painel-para-tv-painel-suspense-rack-painde-de-parede.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas