Parede sem graça? Tijolo nela!

Olá meninas! Hoje eu resolvi falar sobre as paredes de tijolo aparente. Sugeri utilizar uma parede assim na casa de uma cliente e sinto que ela ainda está insegura, então vamos ver se consigo ajudá-la a decidir. 


 




Esse tijolinho simpático é feito de barro e chamado de tijolo maciço. Antigamente era muito comum ver casas construídas inteirinhas com esse material. Com o passar dos anos, ele perdeu espaço para os tijolos furados (aqueles que a gente sempre vê por aí, suas paredes provavelmente são feitas dele), mais leves e baratos que os maciços.

 



Para explicar um pouquinho melhor, antigamente as casas eram feitas de tijolinho, fazia parte da estrutura e vedação da casa, e eles ficavam aparentes por não terem rebocos ou outro acabamento por cima. Hoje em dia, o tijolinho é utilizado como revestimento, ou seja, vai em cima da parede já existente, como ele mesmo sendo o acabamento, entenderam? Eu explico, antes era assim:


Hoje é assim:


Obviamente, se você não está construindo sua casinha, a única forma de ter essa parede é revestindo-a. Existem diferentes formas de assentar esse tijolo. Pode ser junta seca (sem "rejunte" aparente, os tijolinhos parecem encaixados apenas), cheia (com a massa nivelada com o tijolo) ou frisada (retira-se o excesso de massa entre os tijolos, criando pequena profundidade). 


Além do tipo de junta, é preciso definir se o tijolo será assentado em pé ou deitado. Opte pela opção em pé se vai revestir grandes áreas, caso contrário o tijolinho deitado fica mais delicado. Outra coisa importante quando se quer usá-lo como material decorativo, é escolher as cores. Como é feito de barro, os tons variam muito, do mais claro ao mais escuro. Escolha o visual que mais agradar e que componha melhor o seu espaço. A dica é a mesma das cores: cores claras para espaços pequenos. Especialmente porque se trata de um material rústico, cuidado para não pesar muito o visual do seu ambiente.

 




 

  
  




 



E não é só isso, você também pode pintar o tijolinho. É, fica legal sim! Cansou do visual da sua parede? Tinta nela!!! 





Assim como o concreto aparente, trata-se de um material mais rústico, hoje muito utilizado dentro de uma composição moderna. Isso mesmo, usar o tijolinho aparente não significa de forma alguma que sua casa vai ter cara de fazenda, ou que terá um estilo "rústico pesadão". Você pode fazer composições suaves, modernas e com muito estilo. 


  

E que tal usar nas áreas externas? Fica super legal!


Espero ter ajudado vocês. Dúvidas sobre como decorar a sua casa? Contrate uma arquiteta ou email-me: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com

As imagens desse post foram retiradas do Google e do site Casa e Jardim.

Beijos
Gi

É sua primeira vez por aqui? Então vou me apresentar: meu nome é Giovanna Gregoratto, sou arquiteta e publicitária e trabalho com projetos residenciais, comerciais e com consultorias em arquitetura de interiores. Toda quarta-feira escrevo sobre decoração no blog Coisinhas de Noiva, trazendo ideias e dicas super legais para você utilizar em casa.  
Para encontrar as postagens é fácil, basta digitar decoração na busca do blog. Quer saber um pouco mais sobre o meu trabalho? Escreva para mim: consultorias.projetos@gmail.com.

Comentários

  1. adorei,,,,,, estou construindo qro muito um parede de tijolo aparente .

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Parabéns pelo artigo e pelas dicas!Partilhamos na nossa página do facebook.

    A Greslar está localizada na zona centro do País, em Boialvo, próximo da cidade de Anadia (Portugal).

    A laborar desde os anos 80, desde muito cedo iniciou a produção de cerâmica rústica. Presentemente a Greslar tem duas áreas de negócios, uma de produtos para o fabrico de lareiras, fornos e churrasqueiras, complementada com a comercialização de barro refractário, argamassa refractária e cimento refractário e outra para decoração de lareiras e de interiores (Construção) com toque rústico. Também estamos habilitados a fabricar produtos cerâmicos específicos de acordo com a solicitação do cliente.

    CATÁLOGO:

    http://issuu.com/greslar/docs/catalogo_2012_greslar
    http://www.slideshare.net/Greslar/catalogo-2012-greslar

    - Tijolo Maciço de Grés
    - Tijolo Refractário
    - Tijolos Prensados e não prensados
    - Tijolos Curvos
    - Tijolos Cunha/baixo
    - Lares para o forno e Lares prensados para o chão
    - Tijolos Face à vista
    - Tijolos Boleados
    - Tijolos Furados, furado face à vista, furado boleado
    - Tijolos Rústicos
    - Tijolo Dentado, dentado boleado,
    - Tijolo Moldura
    - Tijolo Frisado
    - Tijolo Remate
    - Tijolo remate, remate recto, remate direito e boleado
    - Tijolo Alheta e Alheta Dupla
    - Tijolos Decorativos
    - Tijolo Murete Boleado
    - Tijolo Burro
    - Tijolo Canto Completo
    - Tijolo Cunhas
    - Tijolo semi-refractário
    - Tijoleira Rústica
    - Barro para calor (Marca Greslar)
    - Argamassa refractária (Marca Greslar)
    - Cimento refractário (Electroland e Aluminite)

    Cores: Branco, Semi-Branco, Castanho e Castanho Envelhecido


    www.greslar.pt
    www.facebook.com/greslar

    Bom trabalho!

    Cumprimentos,
    Greslar

    ResponderExcluir
  3. Estou de passagem , pois procuro inspiração para pintar uma parede com falsos tijolinhos,espero em breve poder mostrar o resultado. Parabéns pelo seu trabalho. Muito lindo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! A casa onde vou morar tem a sala inteira com paredes de tijolinhos. Fiquei meio receosa em deixar assim. Meu noivo não quer mexer para não gastarmos dinheiro com reforma. Você acha que fica um ambiente pesado sendo ela toda assim? Outra coisa, quero muito a minha cozinha e o banheiro com ladrinhos nas cores preto e branco. Vai combinar? Por favor, se puder me ajudar dando a sua opinião de especialista, agradeço. Meu e-mail é juliany.carioca@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de tirar uma dúvida: a minha casa tem 50 anos e é toda feita com tijolinho de barro. Gostaria de deixa-los expostos no quintal, mas receio que eles comecem a esfarelar com a chuva. Você pode me dar alguma dica sobre isso? Muito obrigada e parabéns pelo site! Meu email: patriciaaraujosferrari@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Veja a resposta da Isabella Andrade, nossa parceira, logo abaixo.

      Excluir
  6. Para evitar que os tijolos desgastem mais, tendo eles 50 anos, é bom aplicar algum tipo de impermeabilizante , como exemplos verniz acrílico, resina ou silicone liquido. O silicone líquido tem a qualidade de penetrar no tijolo sem prejudicar sua aparência. As resinas são eficientes protetores, mas tendem a escurecer a cor original. É bom também se informar nas lojas de construção que vendem esses materiais sobre mais propriedades deles, ver se eles possuem brilho, etc, e escolher do seu gosto! E mais, essa proteção tem que ser feita a cada dois anos! Espero ter ajudado, Beijos, Bela.

    ResponderExcluir
  7. Qual tipo de cola é usado para fixar uma parede de tijolos em pé com junta seca?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas