Concreto nela!

Olá meninas! Já falamos aqui sobre o cimento queimado. Hoje vamos falar sobre o concreto aparente. 
Para começar, é importante dizer que embora os dois possam ser parecidos na cor e na aparência, o concreto aparente é um método construtivo,  e o cimento queimado é um tipo de acabamento. Isso significa que o concreto aparente é um material estrutural, ou seja, faz parte da estrutura da construção (viga, pilar, parede). 


O concreto aparente chegou como tendência, mas veio para ficar. É uma característica forte da arquitetura contemporânea, marca da arquitetura brasileira, especialmente na década de 60. Muitos arquitetos utilizam essa "técnica"; nosso querido  Niemeyer, Rino Levi, Ruy Ohtake, Vilanova Artigas, Eduardo Corona, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.


A vantagem desse tipo de "acabamento" é que ele não precisa de reboco ou revestimentos. É um visual "in natura", por assim dizer. As formas utilizadas na construção definem o aspecto final, então você deve optar pelo sistema construtivo (ripas, placas) pensando na questão estética.




Embora o concreto aparente não exija muitos cuidados, dependendo da exposição do material à água ou ao sol, é importante a utilização de produtos impermeabilizantes, como silicone ou resina acrílica.


Se você amou essa ideia mas não está construindo sua casa para poder incorporá-la na estética, não se desespere. Hoje existem técnicas de pintura que reproduzem muito bem esse aspecto de concreto aparente.








Existem diferentes formas de obter o efeito concreto. Aí vão algumas dicas: 

# Misturar cimento + cola branca + bianco vedacit + aplicação de cera ou verniz acrílico incolor de acabamento brilhante;

Deve-se fazer uma mistura de cimento + cola branca + bianco vedacit. O profissional poderá fazer a mistura destes materiais e obter uma argamassa de cimento para aplicar na parede e obter o efeito cimento queimado. Por fim, a aplicação de verniz ou cera dão acabamento e deixam um efeito mais "liso".
Dica importante: Após aplicar a argamassa é só aguardar 24 horas de secagem do material, lixar a superfície para eliminar possíveis rebarbas e aplicar verniz ou cera sobre a argamassa para obter o acabamento final de cimento queimado.

# Efeito concreto Suvinil;
# Cimento queimado Mset.


Você pode comprar materiais já prontos para obter o efeito cimento queimado. O efeito concreto Suvinil ou cimento queimado Mset. Para quem quer menos sujeira, a opção da Suvinil é bem interessante. Abaixo o vídeo da Suvinil ensinando a técnica. Você pode até não pôr a mão na massa, mas pelo menos vai saber se o pintor está fazendo direitinho!



Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até quarta que vem.
Mandem opções de postagem, dicas e dúvidas: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com

Beijos
Gi










Comentários

  1. não imaginei que pudesse ficar tão lindo

    nosssa perfect


    beijinhos


    cacá

    http://www.cacamolina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, trabalho com tratamento de concreto aparente e aplicação de resinas e vernizes… parabéns pelo site, excelentes informações …
    Caso alguém necessite de serviços de tratamento de concreto aparente , ligue:
    (11) 98662-7899 http://www.tratamentodeconcreto.webnode.com
    (11) 96243-7370 Ampla experiência no serviço !

    ResponderExcluir
  3. olá bom dia, poderia por favor informar quais as proporções desses materiais?
    cimento + cola + bianco ?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Eu estava pesquisando se deixava um quartinho que estou querendo fazer de oficina, em tinta ou com esse efeito concreto..

    Vendo esse blog me deixou bem mais animado nesse efeito concreto ( parece que suja menos também :D )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas