Mix de estilos - Móveis antigos, ambientes modernos

Com certeza você já ouviu em algum momento da vida a seguinte frase: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" (Lei de  Lavoisier). Você deve estar se perguntando o que tem isso a ver com decorar a casa? Nesse momento de busca de políticas sustentáveis, eu posso assegurar, tem tudo a ver! Também na decoração nada se perde, tudo se transforma.


É possível utilizar peças antigas (e porque não, velhas, com um pouquinho de criatividade e empenho) para compor ambientes modernos super charmosos.





Veja que uma simples pintura é capaz de transformar os objetos e torná-los mais modernos. Peças antigas tem um charme único; seus elementos decorativos, normalmente bem  trabalhados, cheios de contornos e relevos, são realçados com a pintura e ganham uma cara mais atual. 







É muito comum encontrar em lojas de móveis peças que remetem ao estilo antigo, mas com nova roupagem. Estofar cadeiras ou sofás antigos com tecidos modernos é suficiente para dar um "up" na mesa de jantar ou na sala. Quer algo mais moderno que móveis com estampas, listras ou impressões? Lembra aquela técnica chamada decoupage? Com ela é possível aplicar estampas nos móveis e reinventar seu espaço.




É importante lembrar que algumas peças antigas tem valor emocional e valor comercial. Sabe aquelas peças que custam uma fortuna naquelas feiras e lojas de antiquário? Pois é, por isso você deve pensar bem antes de sair pintando todos os móveis, pois colecionadores e apreciadores desse mobiliário estilo anos 50 e 60 gostam de peças que mantém sua originalidade, alguns inclusive gostam dos arranhões, desgaste do tecido e outras marcas que representam a história do móvel. 


Móveis e objetos que mantém suas características originais são cheios de personalidade e deixam o ambiente com aquele ar retrô, dá até vontade de pegar umas fotos antigas e ficar relembrando os velhos tempos... 




Como saber se sua peça vale muito? Você pode levar a um antiquário para que eles avaliem, ou se você sabe que ela pertenceu a sua bisavó e está em excelente estado de conservação, é bem provável que tenha um alto valor. Mas lembre-se que o mais importante é o valor que  a peça tem para você,  seja ela antiga ou nova. Se você é a favor do desapego, ok, pode pintar, lixar, vender. Caso contrário, muito carinho, seu móvel pode ter vivido mais tempo do que você, e precisa de certo respeito, hein!?














Então meninas, vamos misturar os estilos e nos divertir. O mais importante é criar um ambiente em que você se sinta bem, uma casinha daquelas que você sonha chegar no final de um longo dia de trabalho.

Você não se sente confortável na sua casa? Nós podemos ajudar.
Acompanhe as postagens sobre decoração toda quarta-feira e escreva para mim, sua arquiteta de plantão, com ideias sobre posts, dúvidas, dicas, etc.
coisinhasdenoiva.gi@gmail.com

Beijos 

Gi




Comentários

  1. ficou super estiloso e barato!!

    bjuu

    http://respireecase.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau, q lindo! Amei tb as caixas de sapatos da primeira foto!
    Bjks
    Waneska Leticia

    ResponderExcluir
  3. Cada móvel mais lindo.
    Pensei em fazer a casa no estilo mais antigo, mas depois mudei de ideia e fiz de um jeitinho mais neutro, assim vario nas peças de decoração :)
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Gi, estou com dúvida, quanto combinar moveis antigos da sala de jantar ,com uma sala de estar moderna (tenho que trocar com estante que está com cupim e pensei em fazer uma utilizando vidro e gesso), será que combina? Obrigada pela ajuda. Feliz Ano Novo. um abraço Olga

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas