Cimento queimado

Você sabe o que é cimento queimado? O cimento queimado é um dos tipos mais comuns de revestimentos de casa brasileiras. Antigamente era utilizado em habitações mais populares; o piso era verde ou vermelho, mas na verdade a cor era definida pela cera utilizada para polir o piso. Hoje virou referência de acabamento pelo seu custo,  visto que sua composição leva basicamente cimento e areia, e está entre as alternativas mais baratas para pisos do mercado. Por sua flexibilidade e durabilidade, pelo aspecto final e pelas várias alternativas de cores e acabamentos, o cimento queimado pode ser visto nas mais simples casas rurais (onde muitas vezes é chamado de vermelhão), e nas mais refinadas residências das grandes metrópoles.



















Para quem vai utilizar esse piso em casa, uma dica. O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Caso a base esteja muito lisa, sugere-se que seja feito um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.
Se pararmos o processo por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.
Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida; então, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado. 

Por ser muito liso, pode ficar escorregadio, especialmente quando molhado.
O cimento queimado também não é adequado para os quartos, que podem ficar muito frios, em especial durante o inverno; o uso em banheiros, principalmente no interior dos boxes, não é recomendado porque o material pode reagir com xampus, sabonetes e outros produtos.
A limpeza é simples e basta lavar com água e sabão neutro. É importante observar que os pisos em cimento queimado precisam de dilatadores, juntas que ajudam o piso a "trabalhar" e evitam que o mesmo rache. O aspecto final é de um piso monolítico, ou seja, de grandes panos sem rejuntes, é o que agrada muitas pessoas. Apenas leves linhas de dilatação, que podem ser inclusive da mesma cor do piso, dividem os panos, o que torna os ambientes visualmente maiores.
Ainda tem dúvidas? Mande um email para coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.
Beijos
Gi








Comentários

Postagens mais visitadas