Voilette


Para quem não conhece, voilette é um acessório para a cabeça usado por mulheres. A palavra é francesa e se refere ao véu que cobre o rosto (todo ou apenas uma parte). Ele pode ser preso em um chapéu, em um fascinator, em um casquete, em um pente de fixar nos cabelos ou uma flor de tecido.


Pode ser de vários tecidos e texturas, como tule por exemplo,  mas o mais comum é aquele tecido furadinho, conhecido como "tecido voilette" mesmo (pois é próprio pra isso). Foi um dos primeiros tecidos usados para enfeites de cabeça a aparecer na moda e foi muito usado nos anos 20 por atrizes famosas e figuras da alta sociedade.


Nos dias de hoje, e principalmente aqui no Brasil, o voilette ainda não marca muita presença nos casamentos. Contudo, seu uso tem começado a se propagar, principalmente nos casamentos de classe mais alta ou que são no estilo vintage. (em outros países, como por exemplo na Inglaterra, ele é usado até mesmo no dia a dia das mulheres da alta sociedade).

Eu acho chiquérrimo e versátil!!! Pode ser usado com praticamente qualquer tipo de vestido e acessórios (renda, babados, vestido curto, vestido longo, pérolas, cristais, penas) e apesar de ser mais comum seu uso durante o dia, é muito sofisticado para a noite também. Ele vem pra complementar o visual, que, claro, não pode estar muito carregado de informações.
Não existem regras formais para sua utilização, cabe a você noivinha usar a imaginação e inovar com esse antigo e chique acessório! 
Já cogitou usá-lo? É uma ótima opção para quem quer inovar sem correr o risco de errar!
Beijos e bom fim de semana!
Dea.

Comentários

  1. Eu sempre fui apaixonada por Voilette e não sabia o nome... adorei o post! Parabéns, Dea! Beijos. Roberta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas