Provençal, que história é essa?


A cidade de Provença na França deu nome a esse estilo. Os móveis e objetos de estilo provençal são caracterizados pela delicadeza, elegância e cores suaves. Existem pelo menos duas versões para a aparência envelhecida e arranhada deixando aparecer a madeira natural, característica recorrente no estilo provençal. A primeira versão é a de que esse “desgaste” era causado pelo transporte dos móveis, já que a nobreza francesa tinha mais de uma casa, usada de acordo com a estação do ano, mas apenas uma mobília. A segunda versão, e provavelmente a mais coerente, faz referência à riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. 

Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira de qualidade inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, mas com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. 


Ao contrário do que muitos pensam, o estilo provençal não fica bem apenas para quartos de bebê. Pode ser utilizado em diferentes ambientes da casa como sala, cozinha e até mesmo nos banheiros.  


A decoração provençal se popularizou e ganhou status e sinônimo de elegância. É importante lembrar que muitas vezes o provençal possui características mais rústicas que românticas, onde originalmente nem mesmo seria o branco a cor predominante, mas sim diversos tons de amarelo, verde, madeiras mais escuras e artefatos em ferro, podendo contrastar com objetos mais delicados de porcelana. Os móveis podem manter o acabamento torneado típico francês, mas também pode se misturar com uma atmosfera mais rústica do que se imagina. Além de muito charmosas, as peças trazem personalidade aos espaços e por isso são as atuais favoritas do universo casamenteiro (e, cá entre nós, fica lindo mesmo!)



As cores suaves fazem referência às plantações de lavanda, tão comuns no sul da França, e também por isso é tão comum encontrar suaves estampas florais associadas a esse estilo.


 
Nós adoramos, e por isso abusamos do provençal na decoração do nosso stand. E vocês, gostaram?

Para tirar dúvidas sobre decoração e outras coisinhas mais, mande um e-mail para coisinhasdenoiva.gi@gmail.com com as suas perguntas.

Aguardo vocês. Beijos,
Gi.   

Comentários

  1. Acho lindo e chique!
    Combina muito com casórios matutinos.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro as estampas com flor, super delicadas! Será que dá pra fazer o efeito desse provençal em um bau antigo que eu tenho?

    ResponderExcluir
  3. Eu quero tudo, pode?
    Adoro essas coisas mais antigas. Dão um charme todo especial.

    http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo Gi, lindo MESMO, me enche os olhos!! Mas não combina comigo, meu casamento e minha casa foi/são bem diferentes, no estilo moderno..estranho né...rs
    Mas depois de ver esse post decidi: vou fazer o quarto do meu bebê todo nesse estilo provençal! Será bom para contrastar com o restante da casa e bom pra variar um pouco também. Qualquer coisa pedirei um help pra vc!
    Beijos, Dea

    ResponderExcluir
  5. A-D-O-R-O!!!!!!!!!!!
    Lindíssimo! Estive na França no ano passado e fiquei encantadíssima com o lugar e confesso que estou super influencida pelo estilo. Quero muito usar a decoração provençal no meu casamento, usando madeiras rústicas misturadas com tons de azul e branco.
    Bjim

    http://casamentolace.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!
Teremos o maior prazer em lê-lo!
Beijo

Postagens mais visitadas